Em Coelho Neto, município maranhense, a prefeitura emitiu um alerta importante para os beneficiários do Bolsa Família.
Criminosos têm utilizado aplicativos de mensagens para enganar cidadãos, alegando um suposto bloqueio de benefícios e solicitando dados pessoais das vítimas.
A situação gerou preocupação entre os moradores, que foram orientados a procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para esclarecer dúvidas.
O esquema foi descoberto após diversos relatos de beneficiários que receberam mensagens de supostas autoridades.
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitter, facebook, instagram e youtube
As mensagens de tom alarmante informavam que 800 benefícios tinham sido bloqueados e que os destinatários estavam na lista de afetados.
Os golpistas se apresentavam como pessoas próximas dos diretores do CRAS, prometendo ajuda para regularizar a situação em troca de informações pessoais.
Os criminosos têm se aproveitado da urgência e do medo gerados pelas mensagens para convencer as vítimas a fornecerem dados sensíveis.
As ligações fraudulentas, feitas com códigos de DDD 86 (Piauí), 63 (Tocantins) e 98 (Maranhão), aumentam a credibilidade do golpe, já que esses códigos são comuns na região.
A tática de se passar por autoridades ou pessoas influentes no CRAS é uma estratégia para ganhar a confiança das vítimas.
Ao tomar conhecimento do golpe, a Prefeitura de Coelho Neto acionou a polícia para investigar a origem das mensagens e alertar a população.
As autoridades locais estão empenhadas em identificar os responsáveis e prevenir novos casos. Além disso, a prefeitura reforçou a importância de não compartilhar informações pessoais ou financeiras por meio de aplicativos de mensagens.
Por Milena Armando
Grave acidente deixa quatro crianças feridas na zona rural de Bananeiras
Ônibus escolar tomba e deixa ao menos dois estudantes mortos e outros feridos, no Brejo da PB
Menores pegam ‘bigú’ e um deles sofre acidente na subida pra Solânea