O anúncio do míssil ocorre em meio a uma escalada de hostilidades. Recentemente, o grupo terrorista Houthi, apoiado por Teerã, lançou um ataque com mísseis próximo ao Aeroporto Ben Gurion, em Israel.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu retaliar, responsabilizando o Irã pelo incidente. Nasirzadeh, por sua vez, negou envolvimento direto, afirmando que os Houthis agem de forma independente.
Paralelamente, as negociações sobre o programa nuclear iraniano enfrentam impasses. Em abril, o presidente norte-americano Donald Trump pressionou pela retomada das conversas, ameaçando atacar instalações nucleares iranianas caso as negociações fracassem.
As tratativas indiretas entre Irã e EUA, mediadas por Omã, foram suspensas na semana passada, sem data para retomada, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Irã.
Os EUA também intensificaram ações contra os Houthis no Iêmen, com ataques a redutos do grupo desde março, sob ordens de Trump. O republicano prometeu responsabilizar o Irã por ações do grupo, que tem lançado mísseis e drones contra Israel em apoio ao Hamas, grupo terrorista em guerra com tropas israelenses em Gaza desde outubro de 2023.
Do R7
Veículo desgovernado atinge casa no distrito de Roma
Grave acidente deixa quatro crianças feridas na zona rural de Bananeiras
Ônibus escolar tomba e deixa ao menos dois estudantes mortos e outros feridos, no Brejo da PB
Suspeito é preso após agredir mulher com barra de ferro no Brejo da PB
Motta nega ‘compromisso’ do Congresso em aprovar MP para substituir aumento do IOF
TJPB condena ex-prefeito de cidade da Paraíba e duas empresas por improbidade administrativa
Em Solânea: Homem é preso suspeito de matar ex-namorada após chamá-la em palco de festa