Nesta quinta-feira, 14 de novembro, o governo federal iniciou os pagamentos de novembro do programa Bolsa Família, liberando a parcela para beneficiários cujo Número de Inscrição Social (NIS) termina em 1, conforme o calendário previsto.
No entanto, uma medida emergencial trouxe uma novidade: famílias de municípios atingidos por desastres naturais poderão sacar o benefício ainda hoje, independentemente do número final de seus NIS.
A antecipação foi determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com o objetivo de prestar assistência imediata a famílias em 637 cidades afetadas por eventos climáticos extremos, como enchentes e secas.
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitter, facebook, instagram e youtube
A medida busca amparar financeiramente as populações mais vulneráveis que enfrentam perdas e dificuldades devido às calamidades, ajudando na reconstrução e na superação de adversidades causadas por inundações e outros desastres naturais.
A maioria dos beneficiários impactados por essa antecipação extraordinária reside no estado do Rio Grande do Sul, onde mais de 400 cidades foram severamente prejudicadas por enchentes históricas neste ano.
As chuvas intensas e as consequentes inundações comprometeram estradas, habitações e outros recursos essenciais, tornando necessária uma intervenção rápida para auxiliar as famílias afetadas.
Outros estados também foram contemplados nesta antecipação. Em Pernambuco, cidades como Buíque, Gravatá e São Caetano estão entre os locais onde os pagamentos foram liberados.
Na Paraíba, os municípios de Casserengue e Fagundes fazem parte da lista de cidades emergenciais. Na Bahia, Guajeru e Bom Jesus da Serra também receberam a antecipação.
Além disso, cidades de São Paulo, Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte também se qualificaram devido a condições adversas como secas e incêndios florestais.
O Bolsa Família segue um cronograma específico em novembro, estabelecendo datas de pagamento conforme o final do NIS. Confira as datas oficiais:
Além das liberações emergenciais, os beneficiários com NIS final 2 e 6 também terão os pagamentos antecipados para os finais de semana, nos dias 16 e 23 de novembro, respectivamente.
A medida visa facilitar o acesso ao recurso, permitindo o saque em lotéricas, agências da Caixa, caixas eletrônicos e no aplicativo Caixa Tem.
Por Jeferson Carvalho
Homem vestido de mulher arromba farmácia e furta R$ 2 mil, em Bananeiras
Caçamba perde força em ladeira e atinge calçada de casa, em Bananeiras
Barragem rompe e deixa cidade inundada após fortes chuvas na Paraíba