Informações do INSS mostram que mais de 1,5 milhão de aposentados e pensionistas não autorizaram descontos nos benefícios e solicitaram reembolso. Isso significa que nove em cada dez beneficiários não reconheceram os débitos.
O número se refere às solicitações protocoladas até este domingo (18). Ao todo, 41 entidades foram notificadas e, a partir de agora, elas têm 15 dias para apresentar a solicitação ou pagar os valores.
Para verificar se o desconto associativo identificado no benefício foi autorizado, basta acessar o aplicativo Meu INSS, informando CPF e senha, e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Para verificar se o desconto associativo identificado no benefício foi autorizado, basta acessar o aplicativo Meu INSS, informando CPF e senha, e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Caso o aposentado ou pensionista não reconheça o desconto, aparecerá a mensagem informando que o pedido foi realizado com sucesso.
Em 8 de maio, o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, determinou o bloqueio de novos descontos de empréstimo consignado para todos os beneficiários independente da data de concessão do benefício.
Segundo o despacho publicado no Diário Oficial da União, os descontos poderão ser desbloqueados pelos segurados, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade.
A medida segue a determinação do TCU (Tribunal de Contas da União), que negou em 7 de maio recursos da gestão anterior do INSS e de entidades sindicais sobre acórdão do ano passado, que determinou uma série de obrigações para evitar fraudes em descontos aos aposentados e pensionistas.
No primeiro semestre de 2024 a fiscalização do TCU já apontava que nem todos os descontos no INSS foram autorizados pelos aposentados. Uma das medidas, tomada em junho de 2024, foi a determinação para que os novos descontos de associações só pudessem ser feitos com assinatura eletrônica avançada e biometria, ou se houvesse confirmação da existência dos documentos exigidos pela norma vigente. No entanto, os ex-ge
Por Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
Veículo desgovernado atinge casa no distrito de Roma
Grave acidente deixa quatro crianças feridas na zona rural de Bananeiras
Ônibus escolar tomba e deixa ao menos dois estudantes mortos e outros feridos, no Brejo da PB
Suspeito é preso após agredir mulher com barra de ferro no Brejo da PB
Em Solânea: Homem é preso suspeito de matar ex-namorada após chamá-la em palco de festa
Motta nega ‘compromisso’ do Congresso em aprovar MP para substituir aumento do IOF
TJPB condena ex-prefeito de cidade da Paraíba e duas empresas por improbidade administrativa