Anti-hipertensivo feito da casca de jatobá é desenvolvido por pesquisadores da UFPB

31/08/2020
Anti-hipertensivo feito através da casca de jatobá é desenvolvido por pesquisadores da UFPB — Foto: Reprodução/UFPB
Anti-hipertensivo feito através da casca de jatobá é desenvolvido por pesquisadores da UFPB — Foto: Reprodução/UFPB
Um anti-hipertensivo feito através da casca do caule do jatobá foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O composto já foi testado em ratos hipertensos, sendo comprovada a capacidade de reduzir a pressão arterial.
 
O produto vegetal foi desenvolvido pelos pesquisadores Alexandre Sérgio Silva, Luciana Toscano e Klébya Oliveira.
 
“Iniciamos os testes pensando na fruta jatobá. Entretanto, ao realizarmos os testes para verificar a composição nutricional da fruta, fizemos também do caule, porque, na cultura popular, usa-se o caule para fazer chá. Então descobrimos uma quantidade de antioxidantes muito maior no caule do que no fruto. Por isso, investimos no composto retirado do caule”, contou o professor Alexandre Sérgio Silva, do departamento de Educação Física.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube
 
Após o teste em animais, o próximo passo da pesquisa é o estudo clínico com humanos. De acordo com o professor, este estudo da UFPB faz parte de uma linha de pesquisa que tem a missão de testar a capacidade de diversos alimentos para reduzir a pressão arterial em hipertensos.
 
O composto foi feito através da maceração da casca do caule e pode ser apresentado na forma de extrato, frações liofilizado ou compostos bioativos isolados visando especificamente a redução da pressão arterial em hipertensos.
 
As empresas e pesquisadores interessados em trabalhar com o anti-hipertensivo devem entrar em contato com a Agência de Inovação Tecnológica (Inova) da UFPB, pelo e-mail inova@reitoria.ufpb.br.
 
Por G1 PB



Outras Notícias