Filme "Peteca" participará da 13ª Mostra Acauã de Audiovisual Paraibano

15/11/2024

A 13ª edição da Mostra Acauã de Audiovisual Paraibano, que ocorre de 9 a 16 de novembro em Aparecida (PB), promete uma programação imperdível para os amantes do cinema paraibano. Este evento, já consolidado no calendário cultural da Paraíba, visa celebrar o cinema local, destacando especialmente as produções do Sertão e do Brejo paraibano.

Organizada pela Acauã Produções Culturais, a Mostra Acauã se firmou como um importante espaço para exibição e promoção do audiovisual do estado, reunindo cineastas paraibanos e valorizando a diversidade cultural da região. Neste ano, a programação inclui 42 filmes de curta-metragem, além de um longa-metragem de animação.

Entre os destaques da Mostra, está o curta-metragem Peteca, uma produção que explora um dos patrimônios imateriais da cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano. O filme leva o público a uma jornada de descobertas sobre o tradicional doce da região, evidenciando sua importância histórica, cultural, econômica e afetiva para os habitantes de Bananeiras.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube
 
Peteca: O Sabor e a História de Bananeiras.
 
Com a intrigante sinopse “A peteca que não é peteca, descubra!”, o curta-metragem Peteca convida o espectador a mergulhar nos mistérios e sabores de uma iguaria que tem marcado gerações na cidade de Bananeiras.

A diretora do filme, Elisandra Neves, integrante do Ponto de Cultura de Bananeiras, explica que o curta é uma maneira de preservar a história e as raízes da cidade. “Sempre quis registrar a origem da Peteca, presente na minha infância. Quando compartilho esse sabor com quem não conhece, a curiosidade desperta. Minha curiosidade cresceu ainda mais ao ler os estudos do antropólogo Josélio Sales, que me instigaram. Como surgiu a Peteca? Como se tornou uma tradição tão forte, consolidada como Lei na cidade? Há mais de sete anos, a Peteca é reconhecida como patrimônio cultural de Bananeiras, e este filme mostra para as pessoas o que realmente é a verdadeira Peteca, ou ‘Petit Gâteau Brejeiro’”, relata Elisandra.
 
O filme Peteca foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Paulo Gustavo, Lei Federal nº 195/2022 e suas alterações, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Bananeiras. @pontodeculturabn @petecadoc
 

Bananeiras Online com Assessoria



Outras Notícias