
Muitos animais soltos nas ruas da cidade de Cajazeirascoloca a população em risco de contrair problemas de saúde como o calazar. O alerta foi feito pelo vereador Neto da Vila Nova que confirmou o falecimento de uma pessoa residente no bairro vitimado por calazar.
Morreu nessa quarta-feira (13), no Hospital Regional deCajazeiras José Bernardino Filho, 59 anos vítima de Leishmaniose, mais conhecida por calazar.
O paciente estava internado no HRC há alguns dias, passou por exames, foi diagnosticado com calazar, estava sendo tratado, mas não resistiu e foi a óbito por volta das 9h15min. Ele residia na Rua José Vicente da Silva, Bairro Vila Nova III.
Calazar
O calazar é causado por picadas do mosquito-palha phlebotomina, vetor que transmite o parasite leishmania. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais (cachorro) e de humanos para desenvolver seus ovos.
Sintomas do calazar
Inicialmente, parasitas leishmania causam feridas no local da picada do mosquito-palha. Se a doença progredir, ela ataca o sistema imunológico.
O calazar se manifesta de dois a oito meses após a infecção com sintomas mais generalizados, incluindo febre prolongada e fraqueza.
Com Diário do Sertão
Encerramento do 120º Conselho Regional de Obreiros em Bananeiras
Abertura do 120º Conselho Regional de Obreiros em Bananeiras
A história que você não conhece do Bananeiras Online é revelada em entrevista