Moradores reclamam da falta de médico em PSF de Gamelas; prefeitura explica em nota

29/03/2017

Moradores do sítio Gamelas, no município de Bananeiras, no Brejo paraibano, procurou o portal Bananeiras Online para relatar as dificuldades que vêm enfrentando para receber atendimento no posto de saúde devido à falta de médico na unidade. 

Este posto é o único suporte que as comunidades de Baixa Verde, Angicos, Goiamunduba, Laranjeiras, além de Gamelas têm para realizar consultas, segundo informou alguns populares. 

A moradora Raquel Oliveira afirma que está com dois meses de gravidez e ainda não conseguiu realizar seu pré-natal por falta de médico. “Eu fui tentar fazer o pré-natal, que eu já estou com dois meses, e tenho que fazer exames como todo mundo sabe que toda grávida necessita, só que eu não fui atendida porque não tem estrutura nenhuma para atender ninguém, isso é pra qualquer coisa e não só pra pré-natal, porque não tem médico, não tem auxiliar para ajudar a enfermeira, aí fica difícil de atender as pessoas da comunidade”, disse. 

Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube 

Ouça:

“Faz três meses que estou tomando injeção em Bananeiras, porque aqui no posto de Gamelas não tem a enfermeira para aplicar”, relatou a senhora Josilene da Silva à redação do Bananeiras Online. 

Ouça: 

Amadeu também comentou sobre essa situação, ouça o áudio.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Bananeiras vem prestar esclarecimentos sobre matéria veiculada no Blog Bananeiras Online sobre a falta de médico no PSF de Gamelas. De forma muito respeitosa para com as pessoas que informaram acerca desse fato, afirmamos que a médica, Dra. Renata Moraes, está gozando de suas férias (direito de qualquer servidor), de 06 de março à 05 de abril deste ano, conforme se atesta da requisição de férias, não procedendo, pois, a informação de que há 2 meses não tem médico no PSF, inclusive, segue também amostra de folha de ponto dos meses de janeiro e fevereiro.
Quanto à alegação de que o PSF não possui enfermeira, afirma-se que é uma alegação inverídica, conforme se atesta de amostra da folha de ponto da enfermeira Polyana Torres de Oliveira.
No que diz respeito à técnica de enfermagem, Laurisete Paixão, de 20 de Dezembro à 15 de Fevereiro, a mesma apresentou atestado médico, conforme se verifica em algumas de suas frequências, por isso sua ausência no PSF. Apenas em 03 de Março de 2017 a mesma recebeu portaria para retornar à sua função, conforme seu concurso público (portaria de designação em anexo), tendo sido designada uma técnica efetiva para à Unidade.
É importante dizer que quando o usuário se dirige ao PSF que está com ausência de médico (seja qual for a razão), e no caso de impossibilidade da resolução do problema pela enfermeira, encaminha-se para o PSF mais próximo da comunidade em que o (a) usuário (a) reside ou até mesmo para o hospital.
Finaliza-se dizendo que a gestão municipal tem respeito e compromisso com a população, tendo equipes técnicas completas nas 9 (nove) unidades básicas de saúde, cumprindo com suas atribuições. Aproveita-se a oportunidade para dizer que a Secretaria de Saúde está sempre de portas abertas para auxiliar a população no que for possível e de nossa competência, bem como estamos dispostos a ouvir as críticas que visam a melhoria dos serviços. Contudo, estas devem ser feitas com responsabilidade e respeitando a verdade.
Atualizado em
29.03.2017 às 23:20
Bananeiras Online



Outras Notícias