MPPB investiga queimadas em Bananeiras, Borborema e Serraria e alerta sobre danos ambientais

13/10/2024
Queimada próximo a capela na Rua da Cadeia, em Bananeiras.
Queimada próximo a capela na Rua da Cadeia, em Bananeiras.
A 2ª Promotoria de Justiça de Bananeiras, sob responsabilidade da Dra. Airles Kátia Borges Rameh de Souza, iniciou um procedimento para apurar as causas e consequências das frequentes queimadas de vegetação nos municípios de Bananeiras, Borborema e Serraria, no Brejo paraibano. A ação foi motivada após o recebimento de duas denúncias anônimas sobre queimadas no município de Bananeiras: uma ocorrida na Rodovia PB-105 (veja vídeo aqui) e outra próxima à Capela Santa Ana, na "Rua da Cadeia".

Conforme observou o Bananeiras Online, o despacho emitido pela Promotoria determina que a Secretaria de Meio Ambiente de Bananeiras se manifeste, no prazo de 15 dias, sobre as providências adotadas para combater os incêndios criminosos. A Secretaria deve apresentar esclarecimentos e documentos que comprovem as ações implementadas até o momento.
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram youtube

Além disso, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente emitiu um alerta para a população sobre a importância de prevenir queimadas, destacando os danos ambientais e riscos que esses incêndios trazem. Queimadas impactam negativamente o solo, destroem vegetação nativa, poluem o ar e aumentam o risco de morte de animais — seja pelo fogo, seja por atropelamentos ao tentarem fugir das áreas afetadas. A Promotoria também enfatiza que os incêndios podem atingir grandes proporções, comprometendo propriedades e colocando vidas em perigo.

Dicas de prevenção e conscientização

A nota pública, redigida pelo CAOP (Centro de Apoio Operacional às Promotorias) do Meio Ambiente, orienta a população sobre práticas simples para evitar incêndios:

  • Não jogue lixo ou entulhos em terrenos e margens de rodovias.
  • Evite descartar bitucas de cigarro pela janela do veículo.
  • Evite o uso de fogo para limpar terrenos ou queimar lixo.
  • Ao avistar um foco de incêndio, entre em contato imediatamente com os bombeiros pelo número 193.

Com essas ações, a Promotoria reforça a mensagem de que prevenir é sempre a melhor alternativa, lembrando que o ato de provocar queimadas configura crime ambiental e que a conscientização coletiva é essencial para proteger o meio ambiente.
 
Bananeiras Online



Outras Notícias