
O pagamento é feito ao longo desta sexta-feira, na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Os valores ficam disponíveis por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB(https://www.bb.com.br/irpf) ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, ele deverá depois requerê-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O quarto lote tem um número maior de contribuintes sem prioridades legais, com 1.454.509 restituições.
Do total, R$ 454.613.578,23 são para contribuintes com prioridade legal:
Além disso, 312.915 restituições são de contribuintes que não têm prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via Pix.
A página “Meu Imposto de Renda” apresenta orientações e os canais de prestação do serviço. E permite ainda a consulta da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
O prazo para entrega terminou em 30 de maio, e os atrasados ficam sujeitos ao pagamento de uma multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor, no entanto, pode chegar a 20% do imposto devido.
Foram entregues 43,3 milhões de declarações. Do total, 50,3% foram feitas pela pré-preenchida, 55,5% simplificadas e 56,5% têm valor a restituir.
Por Conta em Dia | Ana Vinhas
A história que você não conhece do Bananeiras Online é revelada em entrevista
Eu Cuido De Ti - Canção e Louvor
São João de Bananeiras: Vitor & Leo emocionam com "Borboletas" ao vivo