ltima chamada: Inscritos no Bolsa Famlia precisam ir ao posto de sade agora
01/03/2026
O Programa Bolsa Família exige que os beneficiários cumpram condicionalidades de saúde duas vezes ao ano — e o prazo da 1ª vigência de 2026 (janeiro a junho) já está em andamento em diversas cidades do Brasil. Essa etapa é obrigatória e está ligada à manutenção do benefício.
Em praticamente todos os municípios do país as equipes de saúde já estão atendendo os beneficiários e reforçando que quem não realizar o acompanhamento pode ter o Bolsa Família bloqueado, suspenso ou cancelado.
No Distrito Federal, os números já mostram um dos melhores desempenhos históricos no cumprimento da condicionalidade de saúde, com forte atuação das equipes de atenção básica.
Quem precisa ir ao posto de saúde?
- Crianças até 7 anos — avaliação de peso, altura e vacinação em dia;
- Mulheres de 14 a 44 anos — acompanhamento de saúde geral;
- Gestantes — acompanhamento completo de pré-natal.
Esses critérios fazem parte das condicionalidades de saúde do programa, que integram ações de atenção básica do SUS e são exigências federais para manter o benefício ativo.
O que é feito no atendimento no posto de saúde
- Medir peso e altura das crianças;
- Verificar o calendário vacinal;
- Registrar a situação de saúde da mulher;
- Conferir as consultas de pré-natal das gestantes.
Basta apresentar documentos como Cartão do Bolsa Família, caderneta de vacinação e documentos pessoais no momento do atendimento.
Por que isso é tão importante para os inscritos no Bolsa Família
O acompanhamento não é apenas obrigatório por lei — ele faz parte de um esforço nacional para garantir que as famílias mais vulneráveis tenham acesso contínuo a serviços essenciais de saúde, como vacinação infantil, cuidado nutricional e acompanhamento pré-natal.
Quanto antes melhor!
Embora o período de atendimento vá até junho, especialistas em saúde e autoridades municipais recomendam que as famílias não deixem para a última hora.
Comparecer o quanto antes evita filas, acesso a postos de saúde já lotados e, o mais importante, a interrupção do benefício.
Por Lila Cunha - FDR
Outras Notícias
-
27.02.2026 às 13:22
-
27.02.2026 às 00:23
-
26.02.2026 às 21:14
-
25.02.2026 às 13:24
-
25.02.2026 às 13:24