Governo passará a fiscalizar fretes de forma eletrônica por todo o país
20/03/2026
Ministro dos Transportes, Renan Filho detalhou medidas para evitar descumprimento de normas. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa, que o governo federal passará a fiscalizar todos os fretes no Brasil, de forma eletrônica, para garantir o cumprimento da tabela de preços.
O anúncio faz parte de uma série de medidas divulgadas pelo Executivo federal para conter o aumento do preço dos combustíveis. “Não dá mais para levarmos isso [as medidas] adiante sem sabermos quem não cumpre a tabela de frete”, declarou Renan.
O ministro ressaltou que as fiscalizações presenciais também serão intensificadas e chegou a mencionar empresas que não costumam pagar o valor mínimo de frete. Entre elas estariam: BRF, Vibra Energia, Ambev, Raízen e Cargill. O chefe da pasta acrescentou que, em breve, será divulgada uma lista completa.
Ainda segundo Renan Filho, o volume de fiscalizações passou de 300 para 6 mil mensais ao longo de 2025. “Isso [a cobrança de preços mais altos] não é algo pontual, é recorrente. Tem gente que atua nisso como indústria e entende o descumprimento da tabela como maneira de reduzir custos”, criticou o ministro.
Por Bruna Pauxis, do R7, e Lis Cappi, do R7 Planalto, em Brasília
Outras NotÃcias
-
12.06.2026 Ã s 14:01
-
10.06.2026 Ã s 18:03
-
06.06.2026 Ã s 18:04
-
06.06.2026 Ã s 08:41
-
02.06.2026 Ã s 22:18