Uma reportagem do Metrópoles indicou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estaria disposto a adotar uma postura mais rigorosa diante do que considera ataques à Corte.
Segundo Janaina, em um Estado Democrático de Direito, a atuação da imprensa – sobretudo ao tratar de agentes públicos – deve ser analisada com cautela. Contratos, decisões judiciais e atos institucionais são temas de interesse coletivo. Eventuais excessos, acrescentou, precisam ser apurados conforme a legislação vigente e os princípios constitucionais.
– No mais, a liberdade de imprensa prevalece. Por mais que gere desconforto, contratos e negociações entre juízes, familiares e partes em processos (da alçada desses mesmos juízes) são de interesse público. Necessitamos abrir completamente todos os feitos referentes ao Banco Master, às fraudes do INSS e às promiscuidades do Epstein brasileiro! – escreveu a jurista, nas redes sociais nesta quarta-feira (18).
– Prender jornalistas vai na contramão do que necessitamos para solucionar nossos problemas – completou.

As declarações de Janaína chegaram a gerar dúvidas nos internautas se Gaspar havia sido presa. Vale destacar que não há nenhuma informação oficial sobre qualquer ordem de prisão contra a jornalista.
Por Monique Mello - Pleno.news