Segundo o petista, ao menos 14 ministros confirmaram a saída do governo e outros 4 ainda devem informar a decisão. “Pelo menos 14 companheiros já comunicaram que deixarão o governo a partir de hoje, mas faltam companheiros que vão anunciar daqui a pouco, e quem sabe mais alguns depois. Até quinta à noite é tempo de anunciar”, completou.
Além disso, Lula negou que fará um novo plano de governo e afirmou que os nomes que forem assumir os ministérios devem concluir o que está no planejamento.
Mudanças nos ministérios
Até o momento, está confirmado que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o cargo para concorrer ao governo de São Paulo. Também é certa a saída do chefe da Casa Civil, Rui Costa, que deve disputar o Senado pela Bahia.
A expectativa é de que outras mudanças ocorram nos próximos dias, à medida que se aproxima o prazo de desincompatibilização.
Um mapeamento anterior feito pelo próprio governo indicava que mais de 20 ministros eram cotados para deixar os cargos e participar da disputa, o que pode ampliar o alcance da reforma ministerial.
Saída confirmada
- O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já deixou o governo e lançou pré-candidatura ao governo de São Paulo.
- O chefe da Casa Civil, Rui Costa, também se afastará do posto e concorrerá ao Senado pela Bahia.
- A ministra do Planejamento, Simone Tebet, confirmou a candidatura para concorrer ao Senado por São Paulo.
Podem disputar governos estaduais
- O ministro dos Transportes, Renan Filho, é cotado para disputar o Governo de Alagoas.
- O ministro da Educação, Camilo Santana, deve ser candidato ao Governo do Ceará.
Podem disputar o Senado
- O ministro do Esporte, André Fufuca, pode ser candidato ao Senado pelo Maranhão.
- O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, é cotado para disputar o Senado pelo Amapá.
- A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é cotada para uma disputa ao Senado.
- O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deve tentar a reeleição ao Senado por Mato Grosso.
- A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, deve disputar o Senado pelo Paraná.
Podem disputar a Câmara dos Deputados
- O ministro das Cidades, Jader Filho, deve concorrer a deputado federal pelo Pará.
- O ministro da Pesca, André de Paula, pode disputar vaga na Câmara por Pernambuco.
- A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, avalia candidatura a deputada federal pelo Rio de Janeiro.
- O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, deve disputar a reeleição como deputado federal por São Paulo.
- A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, deve buscar a reeleição como deputada federal.
- O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, também é cotado para disputar vaga na Câmara por Pernambuco.
- O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, planeja candidatura à reeleição para deputado.
Podem disputar assembleias estaduais
- A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Situações indefinidas
- O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, avalia disputar um cargo eletivo em São Paulo.
- O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pode concorrer a um cargo por Minas Gerais.
- O ministro da Comunicação Social, Sidônio Palmeira, deve deixar o governo para fazer o marketing da campanha de reeleição de Lula.
Giovana Cardoso, do R7, em Brasília