Prefeitos paraibanos entregam carta pedindo solução para crise nos municípios

24/10/2017

A bancada federal da Paraíba se reuniu nesta segunda-feira (23) com prefeitos paraibanos no Auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa. Na pauta da atividade estava a adoção de medida por parte do Governo Federal para o enfrentamento à crise dos municípios. 
 
Prefeitos de vários municípios paraibanos estiveram presentes ao encontro e relataram à situação de dificuldade que as administrações municipais enfrentam. Eles entregaram uma carta aos parlamentares, pedindo uma solução para o problema.  
 
Acompanhe o Bananeiras Online também pelo twitterfacebookinstagram e youtube
 
O coordenador da bancada,  deputado federal Wilson Filho (PTB), se prontificou a entregar o documento, já nesta terça-feira (24), ao presidente da República Michel Temer e ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, além dos líderes do governo na Câmara e no Senado.
 
"Nós todos queremos respeito. Não é uma ajudinha financeira é respeito! O potencial de gestão dos prefeitos não está sendo aproveitado porque não há condições de trabalho", declarou Wilson Filho.
 
No encontro o deputado defendeu a edição de uma Medida Provisória pelo Governo Federal no valor de R$ 4 bilhões para enviar ajuda financeira de imediato aos municípios brasileiros. "As cidades chegaram ao seu limite, estão em uma situação caótica. A gestão considerada como a melhor é aquela que paga em dia. Vejam só onde chegamos", comentou.
 
Wilson destacou o aumento da responsabilidade dos municípios e a queda dos repasses mês a mês. "As obrigações aumentam, o salário mínimo é maior, o piso do professor é maior, o salário do agente de saúde está prestes a aumentar, o custo para calçar uma rua cresceu e o custo de um médico é maior, mas o repasse só diminui. Sem recurso não tem como manter o município e se diminui o repasse, nem aquilo que estava sendo feito, pode ser feito", destacou.
 
O presidente da Famup, Tota Guedes agradeceu ao deputado Wilson Filho pelo engajamento nessa luta pela ajuda aos municípios. "Wilson Filho tem tido empenho e preocupação com o tema e sempre que o procuramos, não mede esforços para reunir a bancada e agir de forma firme em nosso favor. Por isso, gostaria de fazer esse agradecimento público", ressaltou.
 
Saúde - Wilson Filho lembrou ainda que, pela primeira vez, a saúde dos pequenos municípios foi lembrada e terá R$ 45 milhões para investimentos na área, no Orçamento da União para o próximo ano, através de emenda de bancada.  "Nós atendemos o pedido de socorro dos prefeitos e destinamos esse montante para ajudar nessa área tão crítica", informou.
 
O evento contou ainda com os senadores Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Raimundo Lira, além dos deputados federais Efraim Filho, Wellinton Roberto, Benjamim Maranhão, Pedro Cunha Lima, Damião Feliciano, Rômulo Gouveia, Veneziano Vital do Rego e André Amaral e ainda do Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Tabosa.
 
Bananeiras Online com Assessoria



Outras Notícias

Vídeos Destaques

Encerramento do 120º Conselho Regional de Obreiros em Bananeiras

Abertura do 120º Conselho Regional de Obreiros em Bananeiras

A história que você não conhece do Bananeiras Online é revelada em entrevista

Mais Lidas